Apresentar as especificações do campo de atuação profissional, e os requisitos pedidos mercado de trabalho. Estes foram os temas abordados durante a Aula Magna de Biomedicina, realizada no Auditório do Anexo Saúde, na Caxangá.
A iniciativa organizada pelo coordenador do curso, professor Emerson Araújo, para dar as boas vindas aos alunos calouros, contou com a presença do pesquisador e professor do Departamento de Micologia, da UFPE, Armando Marsden Lacerda.
Durante o encontro, o conferencista abordou diversos temas, dentre os quais, a atual situação econômica do país, e como isto reflete na produção científica nos centros de pesquisa, com a escassez de recursos e cortes de verbas e a variedade de campos de atuação (análises clínicas, imunohistoquímica, ensino, biotecnologia, gestão em saúde e empreendedorismo).
Armando Marsden também comparou a tecnologia usada na época em que estava na graduação, nos anos 70, com a que é utilizada nos laboratórios mais avançados de hoje.
“Quando estudava não tínhamos internet, e nossa única fonte de consulta eram os livros. Quando precisávamos pesquisar algo, era preciso madrugar na biblioteca pra conseguir pegar um livro”, contou revelando sua paixão pela Micologia, ciência que estuda fungos.
Ao final, o professor Armando Marsden revelou uma foto histórica da primeira turma de Ciências Biológicas, da UFPE, de 1974, onde aparece junto ao atual coordenador da graduação, professor Emerson Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário